Erasmo Carlos Battistella fundou a BSBIOS, empresa que está transformando a forma de geração de energia no Brasi. Por meio de sua empresa, Erasmo Carlos Battistella, vem demonstrando a necessidade de migrar para um forma de geração de energia limpa e sustentável.
Segundo Erasmo Carlos Battistella, normalmente, existem diferentes vantagens e desvantagens no uso de diferentes tipos de energia – e esse também é o caso do biocombustível. É claramente uma vantagem que os biocombustíveis sejam basicamente uma forma de energia muito amiga do clima. A medida em que o combustível é amigo do clima, no entanto, depende em grande parte de como é produzido. Os biocombustíveis não emitem CO2 novo, pois o dióxido de carbono que é liberado é extraído das plantas de onde se origina a biomassa.
Além disso, o aquecimento com biocombustível pode ser uma maneira barata de aquecer sua casa, se você utilizar corretamente. Claro, isso também requer um sistema de aquecimento eficiente. Os biocombustíveis podem ser relevantes para residências em áreas sem obrigações de conexão com aquecimento urbano ou gás natural. Embora a queima com biocombustível seja neutra em CO2, ele ainda pode emitir várias partículas prejudiciais à saúde e substâncias de alcatrão se não for queimado em uma usina que tenha uma combustão eficiente.
Finalmente, o biocombustível é uma fonte de energia muito mais estável e, portanto, pode atender a uma necessidade de energia bastante grande. Também é relativamente fácil de armazenar para uso posterior. Em contraste, as turbinas eólicas, por exemplo, só podem produzir eletricidade se o vento soprar.
O biocombustível na forma gasosa é produzido pela decomposição, por exemplo, de esterco animal. Além disso, há o biodiesel, que é produzido pela mistura de gorduras animais e vegetais com álcool. Isso cria uma reação que pode ser usada para gerar eletricidade ou calor. Este tipo de biocombustível pode ser usado até certo ponto como óleo de aquecimento e também como combustível em motores a diesel.