Rio Total – 21/12/2012


21/12/2012
Ano 16 – Número 819

Follow RevistaRIOTOTAL on Twitter

Dias atrás, pelo correio, recebemos do jurista, escritor, acadêmico e cidadão honorário do Piauí, Enéas Athanázio, um exemplar da Revista Presença com a seguinte mensagem: “Vai o mais recente número da revista Presença editada pelo Conselho Estadual de Cultura do Piauí, meu estado de adoção. Pelo que tenho visto, é das melhores revistas culturais em circulação.”

Confesso que fiquei surpreso com a qualidade da publicação e, folheando suas páginas, minha memória histórica me remeteu imediatamente à publicação “Presença – Folha de Arte e Crítica”, uma das mais influentes revistas literárias portuguesas do Século XX. Foi lançada em Coimbra, a 10 de março de 1927, sendo publicados 54 números até a sua extinção em 1940.

Esta comparação é válida porque esta nova revista Presença, guardando a devida proporção de época e cultura, faz jus ao nome de sua homônima portuguesa, pois nela temos um apanhado geral do que se fez e se faz em termos de cultura no Piauí.

A “Presença” lusa defendeu a criação de uma literatura mais viva, livre, oposta ao academismo e jornalismo rotineiro, primando pela crítica, pela predominância do individual sobre o coletivo, do psicológico sobre o social, da intuição sobre a razão.

A Presença piauiense tem a mesma linha editorial com muita maturidade. Uma publicação que se preocupa principalmente com a qualidade do conteúdo das matérias, beleza fotográfica, design e criatividade, nos abrindo as portas de um histórico da cultura piauiense e seu acervo cultural, o que, sem dúvida é um significativo canal de difusão do pensamento literário no seu amplo sentido, agregando valor e conhecimento ao Brasil.

O amigo Enéas tem toda razão. É uma das melhores revistas culturais em circulação.

GUEDES, Luiz Carlos
guedes@riototal.com.br

Contato com a Revista Presença: conselhodecukturapiaui@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *